Blogue

17-10-2014 20:27

 

Estava na fila do supermercado quando fui abordada por uma senhora na sequência de ter deixado passar o marido que só tinha 2 coisas para pagar enquanto que eu tinha um IMENSO carrinho.

 

A senhora disse-me: “eu conheço-a!” eu fiquei perplexa pois não reconheci a senhora e por mais que me esforçasse só aparecia “um branco na minha cabeça”- Memofante, estou a precisar!

Então a senhora facilitou-me a vida:

- Como é que se chama?, eu lá lhe disse o meu nome.

- Você foi namorada do meu filho! Continua na mesma, só está mais magrinha!

Ai! Foi como se levasse um murro no estômago, revi mentalmente os meus ex e não me ocorria nenhum que conhecesse a mãe, nem me lembro de estar mais gorda do que sou agora!

 

- O Gigi, não se lembra? – Credo! É claro que me lembro dessa peste, ia destruindo a minha vida! Mas como é que me esqueci da mãe dele? Ela estava SEMPRE presente! Se calhar foi por isso que a esqueci!

- Gostava tanto de si, dava-me presentes tão bonitos! E você continua tão bonita! – É que nunca pensei ouvir isto da D. Mena, sempre pensei que ela não gostava de mim, ela estava sempre a reclamar, a controlar o filho, com medo que eu o levasse por maus caminhos! Como todas as mães.

 

Elogios, mais elogios e eu comecei a recordar que até gostava dela, o filho é que a achava uma chata, mas hoje, depois de ser mãe até a compreendo, nós temos tanto medo de perder os nossos filhos! E fiquei contente por ela gostar de mim de sobretudo por eu  ter descoberto  isso após 15 anos.

 

Este episódio levou-me a recordar a minha vida e descobri que conheci todas as mães de todos os meus namorados e que de facto elas até gostavam de mim, os filhos é que não gostavam muito que elas se metessem nas vidas deles. E então descobri que todos os meus ex-namorados eram “meninos da mamã”. Por isso é que ao fim de um certo tempo me fartava deles, porque eles procuravam em mim uma continuação do colinho da mamã, mesmo que não o admitissem. E em abono da verdade, princípio até lhes dava, porque no principio tudo tem graça e até “limpamos as patas às galinhas” mas depois de algum tempo chateia!

Namorar é como ter um carro novo, ao principio temos muitos cuidados, cheira a novo, tem muitas novidades, é um desafio. Depois de algum tempo habituamo-nos a ele  e começa a fazer parte da nossa vida, já o conduzimos sem nos aperceber, depois de alguns anos começa a fazer barulhos e a dar problemas mecânicos ou outros e só pensamos em trocá-lo. Quando finalmente o conseguimos vender o melhor é deixá-lo logo porque os períodos de espera são angustiantes, começamos a sentir saudades dele, a recordar tudo o que passámos juntos, o conforto que nos dá e é um sarilho. O melhor é trocar logo por um novo e voltar a repetir o processo de adaptação. O pior é quando o carro novo trás “extras” que não dominamos, como o cruise control ou o GPS, o período de adaptação é  muito stressante.

E ainda pior é quando o carro trás alguma avaria desconhecida, especialmente quando já é usado. Neste caso o melhor é trocar quando ainda está na garantia…

13-10-2014 21:05

De um dia para o outro as minhas bochechas, que sempre emolduraram o meu rosto e que muitas pessoas achavam sexys, descairam e tornaram a minha cara numa espécie de promessa de buldogue francês. 

É claro que fiquei horrorizada!

Nunca fui apologista de operações plásticas e sempre tive a opinião romantica de que as rugas nos ficam bem pois são elas que representam a história da nossa vida. egostei de ver as velhinhas cheias de marcas do tempo, rugas são como palavras escritas na nossa pele e dão às pessoas um ar de sabedoria e de serenidade...

Mas bochechas descaídas e papos nos olhos são um pesadelo. Comecei a olhar-me ao espelho e a ver-me como uma alcoolica de meia idade e isto sem beber!...

Felizmente tenho um anjo da estética na minha vida! Não a procurei, aconteceu por caso na minha vida, felizmente quando comecei a necessitar . Ela cuida de mim com a mesma dedicação e carinho com que eu cuido da filha dela, por isso estamos as duas muito gratas uma à outra.

Então, minha gente, chegou a hora de desvendar o primeiro segredo, aquele que me fez em 15 dias voltar a parecer a "Lady" de 40 anos que eu olhava ao espelho até as bochechas descaírem. Estas dicas valem ouro! Espero que os profissionais de saúde e beleza não me levem a mal por as partilhar gratuitamente :-) 

1º Tratar o interior, porque se não nos cuidarmos por dentro,t udo o que fizermos por fora é uma perda de tempo. 

a) CONSUMIR PROBIÓTICOS OS MELHORES AMIGOS DOS INTESTINOS 

PRObióticos exercem as seguintes funções no organismo:

  • Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais ao sistemas imune e neurotransmissores.
  • Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais;
  • Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição;
  • Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e venenos;
  • Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão dlactose.

Mais informações: https://www.enetural.com/pt/artigos/aparelho-digestivo-e-flora-intestinal/as-sete-perguntas-e-respostas-mais-frequentes-sobre-probioticos_60667art/

b)Como  repor o colágeno

Nem só de beleza vive a mulher. O colágeno é muito importante também para a saúde. A falta da proteína colágeno no corpo pode gerar dores na articulação, tendinites, fraqueza muscular, fraqueza das unhas, fraqueza dos osssos, além de rugas e flacidez, é claro.

A proteína colágeno é tão importante que tem uma função estrutural no organismo por ser o principal componente protético de órgãos como os ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

Pode optar por alimentos ricos em colàgeno ou por tomar 1 capsula de colàgeno  por dia.

c) Tomar Onagra ou prímula:        https://www.inkanat.com/pt/arti.asp?ref=oleo-onagra

d) ´Tomar Spirulina: A Spirulina é uma alga que pode ser utilizada como suplemento alimentar porque nela existe uma concentração de nutrientes maior do que em qualquer outro alimento vegetal, sendo um complemento muito importante na dieta vegetariana, durante a prática de exercícios físicos, podendo utilizada para emagrecer

Propriedades da Spirulina

Por ser rica em nutrientes com alta disponibilidade e de fácil digestão, ela é considerada um "super alimento". Ela possui na sua constituição 18 dos 22 aminoácidos, beta-caroteno e é uma excelente fonte de Vitaminas do complexo B, particularmente a Vitamina B12, Vitamina E, Ferro e mais outros 14 minerais. Contém clorofila e fenilalanina.

Para que serve a Spirulina

Tratamento da obesidade, no controle do colesterol e diabetes, além de ser um poderoso antioxidante, eficaz em tratamentos de câncer, sendo um poderoso fortalecedor do sistema imunitário.

 

E pronto, temos: PCOS (Próbióticos, colágeno, Onagra e Spirulina) com estes amigos ficamos limpas por dentro e lindas por fora!!!! E este é o primeiro passo para recuperarmos a nossa auto estima e o bom humor.

Fiquem atentos que mais segredos virão!

13-10-2014 08:03

"A palavra climatério significa fase crítica e dá nome a um período realmente conturbado da vida feminina, que começa por volta dos 40 anos e se estende até a pós-menopausa, quando não há mais ciclo menstrual. Sua principal característica são as transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários. Os sintomas que marcam a entrada no climatério são semelhantes aos de uma TPM, só que acentuada e prolongada. A sensação de inchaço no corpo e mamas, as dores fortes de cabeça ou enxaquecas, as alterações de humor (nervosismo, irritação, tristeza profunda e mesmo depressão) podem manifestar-se ao longo de até quinze dias antes da menstruação. Do meio para o fim do climatério é comum, ainda, a irregularidade nos ciclos e a variação do fluxo menstrual.

O período de maior desconforto, caracterizado pelos sintomas clássicos de ondas de calor, suores noturnos, insônia, sensação de fadiga, começa por volta dos 45 ou 47 anos e só termina dois a três anos após a última menstruação, aos 53 ou 54 anos. Esta fase que antecede o fim da menstruação é denominado pela Organização Mundial de Saúde como perimenopausa -- termo de origem grega. O prefixo peri, da palavra, significa em torno de. O que acontece com o corpo feminino em torno da menopausa tem a ver com o desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos ovários."

Não sou eu que avariei, é só um sintoma da "PDI"!...

 

Então é só um sintoma da

 
12-10-2014 21:26

Em miúda era uma desastrada, era tão rápida que levava tudo à minha frente! Ouvi tantos “ralhetes” do meu pai e tantos gritos por deixar cair e partir coisas que fui aprendendo a controlar-me. Custou-me muito  controlar os meus movimentos e a tornar-me  graciosa” mas consegui. Deixei para trás a alcunha de “pata assassina” e tornei-me uma “lady”, sempre com um ritmo muito acelerado, mas uma “lady”.

Há dois nos para cá o “Karma” voltou, mas desta vez “forte e feio”, porque os meus ossos já não são o que eram e as quedas deixam marcas que custam a passar.

 

Há 3 meses atrás passei por um período muito desconcertante de vertigens constantes, em que perdia mesmo a noção do espaço e o equilíbrio, tendo inclusive que “andar aos apalpões pela casa” . Foi dramático! fiz exames e análises e não deu nada, o meu corpo estava todo em “ordem” e na verdade as vertigens, tal como apareceram, desapareceram.

 

Depois desta “nuvem negra” ter desaparecido do meu céu, renasci! Voltei a ser a “rapariga cheia de genica” de sempre, mas o meu cérebro começou a ser mais rápido do que os meus membros locomotores e comecei a ficar célebre pelos meus “voos rasantes”. Então descobri que tinha em casa uma verdadeira armadilha, a porta que dá para a piscina tem 3 degraus e inevitavelmente quando os descia caía. Mas cada queda mais espalhafatosa do que a anterior!

Batia sempre com o mesmo joelho no chão e com a cabeça na porta. Cheguei a ter uma nódoa negra permanente no joelho e na testa. O meu marido achou que aquele recanto da casa tinha pouca luz e portanto era esse o motivo das minhas quedas. A porta foi trocada por outra com vidro que permite passar a luz e de facto já lá não caí mais!

Não caí mais naquelas escadas, mas em contrapartida mandei o “maior malho” da minha vida “ nas outras escadas, as que vão da sala para a cozinha. Também são só 4 degraus: Estava  eu a dormir uma soneca na sala quando ouvi uma campainha que me pareceu do fogão, levantei-me a correr, “voei pelos degraus e estatelei-me ao comprido, parti um vaso enorme de barro com a cabeça! Só disse ui! Muito baixinho, mas a minha filha e o meu marido vieram ver o que se passava e depararam comigo, estendida no chão, qual urso polar, a tentar decidir se havia de chorar ou rir!

Os dedos são outro drama! Passo a vida a entalar-me nas portadas, em 5 vezes que lhes toco, 3 delas entalo um dedo! Mesmo quando penso que tenho que ir com cuidado, à ultima da hora estou a pensar noutra coisa esqueço-me e lá vai mais um “entalão”. Eu já tenho os dedos muito tortos e inflamados por causa da artrite e com todos estes entalões além de tortos ficam frequentemente negros. Estou a uma “unha negra” de criar uma nova moda de luvas porque tenho as mãos num estado miserável.

 

Resumindo e concluindo, dói-me a testa, dói-me os joelhos, dói-me as mãos e os dedos, embora não possa atribuir estas minhas mazelas a problemas da idade é por causa da idade que as tenho! E já vão saber porquê noutro artigo.  

 

12-10-2014 19:47

O nosso novo blogue foi lançado hoje. Fique atento ao blogue para estar a par das novidades. Pode ler os novos posts via Feed RSS.

Pois, ainda não cheguei a tanto, mas fico um bocado preocupada quando a minha filha, que tem 13 anos, a quem eu ensinei os primeiros passos na Internet, Facebook etc, etc. me olha com um ar resignado e até condescendente enquanto eu tento, com a lingua de fora,  aumentar com os dedos as letras que aparecem no ecran do meu smartphone. Já não é a primeira vez que faço uma tal ginástica que ele salta, disparado das minhas mãos para o chão. Parece que os meus dedos "não aderem" ao ecran, a coisa não mexe! E por isso perco imensas chamadas, desconfiguro o o telefone, perco os contactos e como necessito mesmo do telefone para trabalhar, vou a correr à procura do Nuno para me salvar.

Com tão pouca destreza acabei por criar uma linguagem nova, mais difícil do que a que os jovens utilizam nas suas mensagens, não são a, não! é mais sofisticado, é a linguagem da "tecla ao lado", o dedo lá se me escapa e cbo por escrever frases do tipo: odes bir vuscar-ne?". ou então palavras escolhidas pela linguagem inteligente, que eu não escolho conscientemente mas que aparecem nas minhas mensagens. 

Por isso a minha filha diz-me " para que é que queres um Iphone? para o deixar cair na sanita? - Já não é o primeiro telefone que me cai na sanita, porque tenho a mania de o por no bolso detrás das calças e depois esqueço-me...

Mas o meu problema não é só com o telefone, a minha maior guerra é com a televisão. Tenho cabo, é claro! Mas não serve para nada porque comigo os botões e os menús não funcionam, quando a minha filha ou o meu marido estão em casa, limito-me a estender-lhes o comando e abanar os ombros, quando estou sozinha, na maioría das vezes não onsigo sequer por um programa a "ver do início" os meus dedos são incompatíveis com comandos eletrónicos, até o da garagem só funciona quando quer! 

E o pior é que quase tudo cá em casa é eletrónico, desde o ar condicionado, passando pelo forno e acabando na torradeira, tudo tem led's, botões e mecanismos que me atrapalham, até a depildora...

Quando tinha 20 e tal anos e comecei a trabalhar com computadores de disquetes era uma "craque", abria o computador, limpava os componentes, enfim tinha o poder sobre as máquina (apesar de todas as máquinas exigirem maior intervenção humana). Ainda me lembro de aceder à internet em 1992 com um modem que chiava e de fazer chats com os  E.U.A. porque na Europa ainda pouca gente estava "ligada" e em Portugal só os "Cromos" é que tinham Internet, eu era um deles.

Agora pergunto-me aonde é que ficou toda essa habilidade, como é que perdi a paciência para as máquinas?Como é que elas deixaram de gostar de mim? 

Se encontrarem algum erro neste texto, a culpa é do idiota do teclado que está a brincar comigo.

Contactos

Idade do "Condor"